As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas NEE
A aplicação "Ler Mais Rápido"
Pertinência do Projeto
Este trabalho foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas às Necessidades Educativas Especiais, inserida no Mestrado em Educação Especial, Especialização Domínio Cognitivo e Motor - Escola Superior de Educação de Viseu
As pessoas têm diferentes velocidades de leitura por diversas razões:
• Diferentes experiências de leitura;
• Hábitos de leitura individuais que variam em termos de eficácia;
• Condicionamentos de leitura que podem reduzir significativamente a sua velocidade;
• Influências externas que podem promover, dificultar ou impedir uma leitura concentrada.
A velocidade de leitura é medida em palavras por minuto, usando a unidade de medida científica “palavras por minuto" (ppm). A velocidade de leitura aumenta à medida que a ppm sobe. Uma pessoa com poucos hábitos de leitura lê a uma velocidade que varia entre os 155 e as 215 ppm.
A quem se destina?
A aplicação não tem uma faixa etária pré-definida, podendo ser utilizada por qualquer pessoa que pretenda melhorar as suas competências de leitura.
É particularmente importante na intervenção em crianças com dificuldades específicas de aprendizagem, como é o caso da dislexia.