Fundamentação Teórica

A tipologia dos alunos que podem apresentar necessidades educativas especiais no contexto da aquisição de capacidades básicas, como são a leitura e a escrita é diversa. Um desses exemplos são alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem específicas circunstanciadas à área da leitura, como é o caso da dislexia (Bautista, 1997).

Segundo a American Psychiatric Association, 2014, dislexia é um termo alternativo usado para referir um padrão de dificuldades de aprendizagem que se carateriza por problemas no reconhecimento preciso ou fluente de palavras, descodificação e capacidades de soletração pobres. Se o termo dislexia é usado para especificar este padrão particular de dificuldades, é também importante especificar quaisquer dificuldades adicionais que estejam presentes, tais como dificuldades na compreensão da leitura ou no raciocínio matemático.
 
As TIC assumem-se como uma importante ferramenta ao serviço de alunos e professores para superar barreiras e promover a aquisição de competências. Permitem apresentar a informação de variadas formas, indo ao encontro da maneira mais eficaz de aprender de cada aluno (Sancho & Hernández, 2006). 

 

A implementação das TIC como suporte aos alunos com NEE, desconstruindo e permitindo a transposição de barreiras e dificuldades, necessita de profissionais cientes das potencialidades e limitações inerentes e, sobretudo, instruídos e dinâmicos, para que uma ferramenta que se pretende de inclusão não se torne fator de exclusão.